Evento discute estratégias de manejo em águas protegidas no Amazonas

No Seminário estavam presentes representantes de entidades governamentais e organizações da sociedade civil ligados à questão socio ambiental

Nos dias 21, 22 e 23 de maio acontece o Seminário “Diagnóstico do Manejo em Águas Protegidas do Amazonas” no prédio Inspetoria Laura Vicuña localizado na Av. André Araújo, Aleixo. O evento discute os avanços e desafios do processo de Manejo do pirarucu em áreas de reserva extrativista do Amazonas.

Organizado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN), o encontro recebeu representantes da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) e o Memorial Chico Mendes que participaram do debate, buscando fortalecer as ações de Manejo e defender os interesses dos manejadores também presentes no evento.

Leia também: Ativista científico Sebastião Pinheiro faz conferência no Inpa sobre agricultura na Amazônia

Para Leonardo Kurihara da OPAN, o debate é um momento importante para compreender a visão crítica dos extrativistas assim como compreender as experiências compartilhadas e os caminhos percorridos.

“No evento são pessoas de quase todo o Estado do Amazonas em diferentes instâncias relacionadas ao manejo . E discutir as pautas comuns definindo algumas linhas de ação que sejam pautas coletivas nos encaminha pra a construção de um projeto”, disse.

De acordo com João da Mata coordenador de uso sustentável do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), o evento tem sua importância voltada para a participação dos atores sociais envolvidos nas decisões e caminhos trilhados.

“O ICMBio trabalha com o uso de recursos naturais como estratégia de conservação. As populações tradicionais que habitam os territórios protegidos são parceiras e as maioras protetoras desses ambientes, logo qualquer estratégia deve envolver as famílias locais. Temos como responsabilidade tocar a agenda do fortalecimento de cadeia de valor dos produtos dos manejadores. Nossa estratégia de trabalhar de forma ampliada, trazemos reuniões com os atores envolvidos na cada cadeia de produção”.

Leia mais:

Lideranças extrativistas se reúnem em Belém para o IV Encontro do Sanear Amazônia

Entidade norueguesa se reúne com CNS e Memorial Chico Mendes para proposta de parceria

Há 29 anos, assassinos silenciavam a voz do ambientalista Chico Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*